UMA AULA DIFERENTE - DEVOLVER VALORES ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO SOCIAL.

26-03-2021

CONVERSA ABERTA: "Devolver valores através da intervenção social" 

Inspirado na obra "Mornas eram as noites" da escritora cabo-verdiana, Dina Salústio, as professores de português, Albertina Rodrigues e Leusiana Cortês, realizaram durante este semana, uma palestra/conversa aberta intitulado "Devolver valores através da intervenção social", destinada aos alunos do 10º ano, do CEMAM.

 "Ao analisar-mos a obra fazemos profundas ilações como leitores, mas também obriga-nos a analisar com um olhar mais crítico a sociedade que nos rodeia. Daí a necessidade de uma leitura mais comparativa entre a ficção e a realidade. Obriga-nos a pensar sobre quem somos socialmente e até que ponto vai a nossa capacidade de intervir em prol de uma sociedade mais justa. Nesta ótica convidámos alguns profissionais de diferentes áreas a partilharem com os nossos alunos um pouco da sua vida profissional e de como são capazes de ser agentes sociais ativos, que contribuem dentro das suas possibilidades para alguma mudança de atitude, transmitindo valores sociais em prol do outro.Com isso, para além da partilha das suas ações de intervenções sociais, em várias áreas, como, desporto, educação, ambiente e empreendedorismo social, foram também abordados alguns temas como: o conceito de intervenção social; os agentes de intervenção social (que somos nós); responsabilidade social empresarial; entre outros." - referiu a professora Albertina Rodrigues. 

As professoras agradecem a prontificação e disponibilidade dos convidados: 

Albert Taxonera - Biólogo, responsável pelo Projeto Biodiversidade e mentor do projeto Guardiões do Mar, com pescadores de Santa Maria; 

Anicete Barbosa - Gestor público e Administrador de CVHandling); 

Hélia Bernardo - Empreendedora social e mentora do Projeto CODE CV;

Titsiana Spencer - Treinadora de Beach Volley e mentora da Escola de Voleibol Boina;

Zuleica Veiga - Educadora Social e Presidente da Associação Grandiosas Dreams) 

"Gratos por cada partilha, pois assim, também, se constrói a diferença!"