DIAGNÓSTICOS DE ALUNOS COM PEA CONTINUAM A SER UM GRANDE DESAFIO PARA EQUIPA EMAEI, NO SAL.

02-04-2022

No Sal, estão assinalados com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) 10 alunos, de diagnóstico fechado (1 no ensino secundário, 7 no ensino básico, 2 no pré-escolar), e 5 alunos em processo avaliativo, como hipótese de diagnóstico. 

Assinalar uma criança com PEA é um processo de extrema complexidade... a carência de informação e/ou financeira por parte dos familiares, por vezes a negação dos mesmos perante a situação e a falta de especialistas de áreas necessárias e fundamentais na ilha do Sal, são fatores que, muitas vezes, condicionam, limitam e provocam um diagnóstico tardio. 

"O Autismo não se cura, compreende-se." Partindo desta premissa, a nossa equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva destaca a importância da comunidade estar minimamente informada sobre o Autismo (e não só). Se convivermos com pessoas, neste caso alunos, com PEA é fundamental procurar informação sobre, pois, só assim conseguiremos ultrapassar muito melhor os desafios e só assim percebemos como o fazer da melhor forma. Consequentemente, ajudamos a derrubar determinados preconceitos que foram criados simplesmente por falta de conhecimento. 

Saiba que a perturbação do espetro do autismo é, entre outras, uma realidade presente no Sal e a EMAEI está no meio escolar para fornecer suporte: aos alunos portadores desta perturbação; aos professores que têm estes alunos; e aos familiares dos mesmos. Trabalhar em constante sinergia - aluno(a)  professor(a), familiares -  é fundamental  para uma integração positiva destes alunos. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora