ADOLESCÊNCIA PRIMERO GRAVIDEZ DEPOS - CAMPANHA ICIEG VEIO ATÉ ÀS ESCOLAS DO SAL

04-10-2021

No âmbito da temática da gravidez precoce, a campanha do ICIEG "ADOLESCÊNCIA PRIMERO, GRAVIDEZ DEPOS" passou pelas nas sedes de agrupamento da ilha do Sal, EBSOM e CEMAM. Uma conversa aberta entre a embaixadora da campanha Élida Almeida, a representante máxima do ICIEG, o Delegado da Saúde do Sal e um grupo de alunos e alunas.

Na EBSOM, a ação contou ainda com a presença da representante daUNICEF, o Delegado de Saúde do Sal, representantes do Ministério da Saúde, ICIEG, Delegada do Ministério da Educação e Equipa diretiva da EBSOM.

Rosana Almeida, presidente do ICIEG, demonstrou o seu contentamento para com os parceiros da campanha e refere que ter o Ministério da Educação em sintonia e aliado a esta campanha é um apoio fundamental para ajudar a desconstruir estereótipos que existem sobre esta problemática. Salientou que o ICIEG trabalha com ambição para que Cabo Verde seja uma referência "que todas mulheres engravidem no seu tempo certo, (...) tudo a seu tempo!" Refere que esta luta é de todos nós e que a campanha junto das escolas tem a pretensão de acontecer em moldes de muita proximidade com os adolescentes, "falar abertamente, de tudo, e informar bem".

O Dr. José Rui Moreira, Delegado de Saúde na ilha do Sal, reforçou que é urgente que os rapazes sejam mais envolvidos nesta temática, bem como pais, mães e famílias. Referiu que falar de sexualidade e de relacionamentos em casa, com a família é fundamental e todos devem fazer parte desta conversa, "não é, nem pode ser só, um assunto de meninas ou de meninas e mães".

A cantora Élida Almeida, apresentou o seu testemunho pessoal de forma muito aberta, leve e descontraída, mostrou-se disponível a todas as questões apresentadas pelos alunos presentes e não "dourou a pílula" nas suas respostas. Com a simpatia que a caracteriza, foi muito franca e direta, atraindo assim a atenção de todos. Assumiu com muita consciência que a sua história é uma das exceções à regra, que numa grande parte dos casos o desfecho de uma gravidez precoce não é feliz e que nenhuma adolescente está preparada para enfrentar um processo tão duro. Salientou ainda que o aborto não pode ser encarado pelos jovens como mais um meio contraceptivo, temos de estar muito bem informados sobre o assunto.

A ação aconteceu na tarde de 30 de Outubro, nas instalações da EBSOM e teve uma ótima afluência e entusiasmo por parte dos alunos presentes. No dia seguinte foi a vez do CEMAM receber a campanha em Santa Maria.  

Clique aqui para aceder ao video da campanha.