EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
[EMAEI]
A DME do Sal possui uma Equipa de Educação Especial. A sua criação surge da necessidade de promover as condições de acesso, participação e progresso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais no sistema educativo, possibilitando o atendimento educativo especializado, de forma não substitutiva à escolarização.
Constituída por 3 elementos, uma psicóloga educacional, uma psicóloga clínica e uma docente com formação na área da educação especial, exercem as suas funções junto das escolas/instituições educativas.
Têm como missão o atendimento educativo especializado do aluno com necessidades educativas especiais, por forma a garantir a inclusão socioeducativa do mesmo.
COMPETÊNCIAS DA EMAEI:
- Conhecer e aplicar os princípios éticos e deontológicos próprios dos processos relativos à sua intervenção;
- Realizar a avaliação psicopedagógica dos alunos sinalizados pelas instituições/ famílias;
- Fornecer informação e aconselhamento aos professores e à comunidade educativa em geral, no que respeita à implementação das medidas educativas especiais;
- Apoiar os professores na elaboração do Plano Educativo Individual;
- Atuar de forma colaborativa com o professor do ensino regular para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com NEE ao currículo e a sua inclusão no grupo;
- Apoiar os professores na produção/adaptação de materiais;
- Orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educativo;
- Apoiar no levantamento de necessidades de formação dos docentes no domínio das necessidades educativas especiais;
- Promover sessões de sensibilização no âmbito das necessidades educativas especiais, tendo como destinatários os agentes educativos;
- Divulgar os serviços e as atividades da Equipa de Educação Especial junto das escolas/jardins de infância do concelho e da comunidade em geral;
- Promover parcerias que possam enriquecer a dinâmica da Equipa de Educação Especial, através da articulação local com os serviços de saúde, autarquias, Instituições do Ensino Superior, ONG's e entidades vocacionadas para as necessidades especiais;
- Colaborar com professores, pais e encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial, através da realização de reuniões nos diferentes estabelecimentos de ensino;
- Articular a sua ação com outros serviços especializados, de modo a contribuir para o diagnóstico, avaliação e intervenção de crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
- Desenvolver outras ações que se mostrarem necessárias para desenvolvimento da educação especial;
- Encaminhar alunos que foram objeto do processo de Sinalização e Avaliação, mas que não carecem da intervenção dos serviços especializados, para os apoios a disponibilizar por outras instituições.
SISTEMA DE SINALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE):
- Conheça o funcionamento do processo de referenciação dos casos identificados como NEE nas escolas e jardins de infância, da avaliação da elegibilidade até ao processo de intervenção educativa. >>
- Download da autorização para pais/encarregados de educação para que o(a) aluno(a) seja avaliado(a) pela EMAEI >>
- Decreto-lei no 9/2024 - Princípios e normas que garantem a inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), mediante medidas especiais a serem implementadas no processo educativo, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. >>
FALE CONOSCO
A EMAEI tem a sua base nas instalações da DME e funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Telefone: 2411148
email: emaei.sal2018@gmail.com
*Comprometemo-nos em manter os seus dados em segurança.